Parabéns, arquitetos. Hoje o dia é de vocês!

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

A palavra arquiteto vem do grego architékton , que etimologicamente significa “chefe operário ou mestre da edificação”, numa alusão passada onde o arquiteto era o comandante da obra. A profissão também data tempos antigos. O Código de Hamurabi, Rei da Babilônia em 2.083 a. C, previa penas para os crimes do exercício profissional. A lei dizia: “se um arquiteto constrói para alguém e não o faz solidamente e a casa que ele construiu cai e fere de morte o proprietário, este arquiteto deve ser morto; se fere de morte o filho do proprietário, deverá ser morto o filho do arquiteto”.

As definições recentes são mais brandas e também mais complexas. Segundo Lúcio Costa, primeiro arquiteto modernista do Brasil, “a arquitetura é antes de mais nada a construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar  e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção”.

De acordo com Costa, a expressão do arquiteto se reflete durante esse processo de ordenar e nas escolhas plásticas que o profissional faz. “A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção”, diz.

Interdisciplinaridade

Segundo o arquiteto e urbanista, Jaime Lerner, a  arquitetura transita entre a matemática e a física – para poder colocar as obras em pé – até as artes plásticas, passando pelas ciências sociais. “Afinal, uma casa ou um edifício, precisa ficar em pé, ser bonito e depois de pronto ele passa a fazer parte da história da sociedade”, afirma em seu livro “Acupuntura Urbana”.

Lerner também afirma que a arquitetura tem o poder de modificar a cidade. Como um ponto doente atingido pelas agulhas da arquitetura, uma construção criada em um espaço antes vazio ou deserto, pode mudar a cultura local.

Arquitetura pela história

800px-Stonehenge_Wide_Angle

Stonehenge – o mais conhecido monumento pré-histórico

Egypt.Giza.Sphinx.01

Antiguidade – arquitetura egípcia

arqui_classica_grega

Arquitetura Clássica – Grécia antiga

arq gotica

Arquitetura Gótica – idade média, século X

arq renascentista

Arquitetura Renascentista – séculos XIV, XV e XVI

arqui_barroco

Arquitetura Barroca – século XVII

arqui neoclassica

Arquitetura Neoclássica – séculos  XVII e XVIII

arqui_moderna

Arquitetura Moderna – século XX

arqui contemporanea

Arquitetura Contemporânea – séculos XX e  XXI

Compartilhe:

  57.14% Lindo   57.14%

  7.14% Inovador   7.14%

  14.29% Criativo   14.29%

  0% Inspirador   0%

  21.43% Mais do mesmo   21.43%

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>