Arquitetura de Moçambique chega ao MCB*

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

O que você conhece sobre a arquitetura africana? Muito menos do que sabemos sobre o que acontece aqui, nos Estados Unidos e na Europa, certo? Pois uma ótima oportunidade de aprender mais é a exposição “José Forjaz – Arquitetura de Moçambique”, que acontece no Museu da Casa Brasileira, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

O foco da mostra é o trabalho de Forjaz, que é arquiteto, urbanista e designer de móveis. Apesar de ter nascido em Portugal, ele é radicado em Moçambique desde 1974, e chegou a tocar projetos em outros lugares do continente. A exposição trará também uma parte de pesquisa, inventário e reflexão crítica sobre o patrimônio de Moçambique, retratados em painéis desenvolvidos pelo corpo docente e alunos da Faculdade de Arquitetura e Planejamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane de Maputo, capital do país.

O objetivo dos organizadores é despertar um debate sobre a produção arquitetônica em diferentes partes do mundo, além de proporcionar uma reflexão sobre o trabalho de pessoas fora do eixo Europa – Estados Unidos, como explicou Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

A mostra, coordenada pelo professor da FAU-USP Luis Antonio Jorge, apresenta um panorama de projetos feitos por Forjaz desde a década de 60. Sem dúvida, vale a pena conferir e comprovar que Moçambique, Portugal  e Brasil tem muito mais em comum do que apenas a língua portuguesa.

Abaixo, confira algumas imagens das obras de Forjaz:

Residência Presidencial de Katembe, Moçambique

Obra de Forjaz, em Moçambique

Kendy Deguchi, Praça Central

Instituto de relações internacionais – Maputo, Moçambique, 2004

Serviço

“Exposição José Forjaz -Arquitetura de Moçambique”

Data: até 05 de junho de 2011

Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – São Paulo

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Fone: 11 3032-372

www.mcb.org.br

twitter.com/mcb_org

Compartilhe:

  0% Lindo   0%

  0% Inovador   0%

  0% Criativo   0%

  0% Inspirador   0%

  0% Mais do mesmo   0%

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>