Exposição traz imagens de paraísos ameaçados pelo homem*

Ouça o podcast ou faça o download

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

Manto de gelo em derretimento na Groenlândia

O Museu da Casa Brasileira abre hoje à noite a primeira exposição de 2012 com a mostra “Ameaçados – Lugares em risco no século 21”, do fotógrafo brasileiro Érico Hiller.

A ideia do trabalho surgiu quando Érico estava pesquisando sobre lugares do nosso planeta que correm o risco de sumir ou ter sua cultura afetada. Como estes paraísos ameaçados podem não resistir até as próximas gerações, ele saiu turnê pelo mundo e foi fotografar cinco cenários bem diferentes.

O fotógrafo foi até o Ártico clicar o derretimento das geleiras na Groenlândia; passou pela Etiópia onde uma tribo corre o risco de ter sua cultura impactada com a construção de uma usina hidrelétrica no rio Omo; no Brasil, Érico registrou do alto como a Mata Atlântica está a cada dia mais pressionada pelo crescimento urbano.

Ele também esteve na África, onde fotografou o derretimento do gelo no monte Kilimanjaro, que está impactando o modo de vida da região, e, no oceano Índico, vivenciou o drama das Ilhas Maldivas, o país mais baixo do mundo, que pode desaparecer com o aumento do nível da água dos mares.

“Meu objetivo sempre foi que as fotos que produzo representem um inventário do nosso minguante planeta; daquilo que, infelizmente, pode um dia só existir na memória de poucos – ou pior, apenas numa fotografia esquecida no fundo de uma gaveta. Tomado por este sentimento, entendi recentemente que havia reunido motivos suficientes para percorrer alguns lugares que correm risco de desaparecer – ou, pelo menos, serem profundamente alterados – neste século”, diz Érico.

O resultado desta busca está em 45 imagens à mostra no MCB e também em um livro que será lançado em março no museu.

Veja as fotos dessa jornada de Érico pelas paisagens com risco de extinção:

Tribo Karo na Etiópia com rio Omo ao fundo

Casas avançam sobre a Mata Atlântica brasileira

Elefantes próximos ao Monte Kilimanjaro

Lixo nas Ilhas Maldivas, que correm o risco de desaparecer

Serviço

Exposição “Ameaçados – Lugares em risco no século 21”

Data: até 25 de março de 2012

Local: Museu da Casa Brasileira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – São Paulo

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Entrada: R$ 4 inteira, R$ 2 meia

Fone: 11 3032-3727

www.mcb.org.br

twitter.com/mcb_org

O Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – é parceiro do Living Design para levar o melhor da arte e da arquitetura à população do nosso país.

Compartilhe:

  0% Lindo   0%

  0% Inovador   0%

  0% Criativo   0%

  0% Inspirador   0%

  0% Mais do mesmo   0%

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>