Marca “Olimpíadas” é a segunda mais valiosa do mundo

Ouça o podcast ou faça o download

Os Jogos Olímpicos já acabaram, e seu saldo bastante foi positivo. Além de levar mais prestígio e turismo à Londres, a marca dos Jogos Olímpicos atingiu um pico de valorização e se tornou a segunda mais valiosa do mundo, ficando atrás apenas da Apple.

Um estudo realizado pela Brand Finance apontou que as cinco argolas coloridas estão valendo cerca de R$ 96 bilhões, 87% a mais que nos jogos de Pequim, quando seu valor era de R$ 51 bilhões.

“A marca Olimpíadas tem uma formidável geração de receitas e um enorme valor econômico. Apesar de ter sido criticada pelo forte controle do uso da marca, não podemos esquecer que neste ciclo atual de quatro anos, ela gerou R$ 9,4 bilhões para serem investidos no desenvolvimento dos Esportes no mundo todo”, afirma Gilson Nunes, CEO da Brand Finance para a América do Sul.

Segundo o executivo, essa valorização é positiva para o Brasil. “Em termos de tamanho de PIB, o Brasil e Inglaterra estão hoje muito próximos, mas em termo de marca, a marca Brasil vale apenas 63% do valor da marca do Reino Unido. A marca do Brasil vale R$ 2,8 trilhões, enquanto a marca do Reino Unido vale R$ 4,4 trilhões”.

“O Brasil poderá se beneficiar com as Olimpíadas mais que a Inglaterra, já que nossa marca tem baixo nível de conhecimento mundial comparado com ela. Entretanto, isto dependerá de como o governo brasileiro e o setor privado nacional vão se organizar para extrair o maior beneficio com as Olimpíadas no País”, explica Nunes.

Confira a entrevista que fizemos com Beth Lula, gerente geral de Marcas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, que explicou como foi criado o logo para os jogos no Brasil e ainda contou a história da criação dos aros coloridos. Para ler a reportagem, clique aqui.

Compartilhe:

  0% Lindo   0%

  0% Inovador   0%

  0% Criativo   0%

  0% Inspirador   0%

  0% Mais do mesmo   0%

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>