Mostra mais completa sobre a obra de Caravaggio chega a São Paulo

Ouça o podcast ou faça o download

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

San Girolamo che scrive, do séc. XVII

Depois de fazer muito sucesso em Belo Horizonte, a mostra “Caravaggio e seus seguidores” chega ao MASP para mostrar ao público paulistano seis obras-primas do grande mestre do barroco, entre elas as raras “Medusa Murtola” e o “Retrato do Cardeal”, que nunca haviam saído da Itália.

A exposição, considerada a mais completa sobre o artista, está dividida em três blocos: trabalhos consagrados e conhecidos; novas descobertas; e obras que ainda são objeto de estudo para definir sua autoria.

Medusa Murtola, de 1597

Acompanhando os quadros do italiano, há 14 pinturas de seus seguidores, os “caravaggescos”, artistas influenciados por ele que utilizavam a técnica do chiaroscuro de maneira particular. “Sempre digo que era uma grande desventura para os artistas da época viver no mesmo período de um gênio. Eles eram grandes pintores, mas quando se tem o gênio, tudo fica obscurecido. Foi isso o que aconteceu. E é importante contextualizar para que o público compreenda a relação dos artistas da época com Caravaggio”, declara Rossella Vodret, uma das principais autoridades em Caravaggio na Itália e idealizadora da mostra.

San Francesco in meditazione, pintado no séc. XVII 3

Michelangelo Merisi da Caravaggio nasceu em 1576 e levou uma vida polêmica, tendo que fugir de diversas cidades por causa de processos jurídicos e brigas. Seus quadros, muito realistas, retratam figuras em um fundo neutro ou escuro, destacadas por um forte feixe de luz característico de seu trabalho. Durante o período da exposição, o Living Design publicará uma série de matérias especiais sobre a vida e a obra do artista.

Ritratto di cardinale, pintado no século XVI

Serviço

Exposição “Caravaggio e seus seguidores”

Data: até 30 de setembro de 2012

Local: MASP – Av. Paulista, 1578 – São Paulo

Horário: de terça a domingo, das 11h às 18h; quintas, das 11h às 20h

Ingressos: R$ 15; R$ 7 meia entrada. Gratuito às terças.

www.masp.art.br

www.twitter.com/maspmuseu

 

Compartilhe:

  0% Lindo   0%

  0% Inovador   0%

  0% Criativo   0%

  0% Inspirador   0%

  0% Mais do mesmo   0%

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>