A arte extravagante de Joana Vasconcelos

Quem esteve na Ocupação artística “Made by Brazilians”, que aconteceu no antigo Hospital Matarazzo, em São Paulo, no ano passado, se impressionou ao entrar na capela: uma instalação imensa e colorida, de tecidos, bordados e rendas tomava todo o espaço. Tratava-se de uma nova versão de duas obras da portuguesa Joana Vasconcelos, “Valquíria” e “Piano Dentelle”. Agora, ela surpreende mais uma vez.

Em uma nova variação de “Valquíria”, Joana criou um polvo gigante em veludo, seda, crochê, bordados e LEDs para uma exposição que acontece no hotel MGM, em Macau. Suas extravagantes formas orgânicas compõem a maior instalação já concebida pela artista. “Uso elementos feitos à mão, que normalmente são criados em uma esfera doméstica e artesanalmente, para compor uma obra exposta em uma perspectiva diferente, de alto valor”, explica Joana.

É linda, mas deu trabalho: a instalação levou dez dias para ser montada e envolveu o trabalho de 52 pessoas. Sua inspiração veio de um aquário de oito metros de altura que fica no hall do hotel e viajou por criaturas do fundo de um oceano imaginário. A paleta de cores suaves usada aqui foi aconselhada por um mestre do feng shui e o preenchimento da escultura é inflável, permitindo que ela fique suspensa sob o domo da entrada do hotel. “Quis fazer uma conexão com a arquitetura do edifício e ainda desafiei a gravidade”, conclui a artista.

Joana Vasconcelos 1

Joana Vasconcelos 2

Joana Vasconcelos 3

Joana Vasconcelos 4

Joana Vasconcelos 5

Joana Vasconcelos 6

Compartilhe:


José Pedro Croft no Brasil

Relações espaciais, esculturas urbanas, objetos relacionados com arquitetura. Estas são temáticas caras ao artista português José Pedro Croft, reconhecido na Europa por um trabalho que derruba as fronteiras entre suportes, não se encaixa nas tradicionais classificações de estilo e desafia qualquer rótulo. E José Pedro chega ao Brasil com duas exposições concomitantes: uma no Mul.ti.plo Espaço Arte e outra no Paço Imperial.

Na Mul.ti.plo, a mostra “Em outro lugar” traz esculturas, desenhos, gravuras e algumas provas de estado – que são as que antecedem a tiragem – inéditas. Além disso, José Pedro Croft criou um múltiplo (escultura) especialmente para a galeria.

Sem Título, Gravura em tinta da China e verniz (2015) 3, será exibida na Mul.ti.plo

Sem Título, Gravura em tinta da China e verniz (2015), será exibida na Mul.ti.plo

Sem Título, Gravura em tinta da China e verniz (2015), será exibida na Mul.ti.plo

Sem Título, Gravura em tinta da China e verniz (2015), será exibida na Mul.ti.plo

Já na exposição “Fora do sítio”, no Paço Imperial, o artista apresenta obras de grandes dimensões: esculturas, gravuras e desenhos. A mostra remete para os deslocamentos, desencaixes e descontextualização da obra de arte.

Sem Título, Guache e tinta de esmalte sobre papel recortado (2012), será exibida no Paço

Sem Título, Guache e tinta de esmalte sobre papel recortado (2012), será exibida no Paço

Sem Título, Guache, esmalte, acrilico e tinta sobre papel (2012), será exibida no Paço

Sem Título, Guache, esmalte, acrilico e tinta sobre papel (2012), será exibida no Paço

Serviço:

Mostras “Em outro lugar” e “Fora do sítio”, de José Pedro Croft

Local: Mul.ti.plo Espaço Arte (Rua Dias Ferreira, 417) e Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48), ambos no Rio de Janeiro.

Data: Até 16 de maio e até 7 de junho de 2015.

Horário: No Mul.ti.plo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30 e aos sábados, das 10h às 14h. No Paço, de terça a domingo, do meio-dia às 18h.

Fone: 21 2259-1952

multiploespacoarte.com.br

Compartilhe:


Casa Nova para a arte

SobreSãoPaulo, de Claudia Jaguaribe

Capa do livro SobreSãoPaulo, de Claudia Jaguaribe

“Box sobre São Paulo” é o nome da mostra que reúne obras produzidas pela artista e fotógrafa Claudia Jaguaribe e acontece na inauguração da Casa Nova, novo espaço de arte de São Paulo, do galerista Adriano Casanova.

Na ocasião, em parceria com a Editora Madalena, também será lançada uma edição exclusiva (com tiragem de 50 unidades) do “box São Paulo”, também de Jaguaribe. Trata-se de uma caixa que contém seus últimos dois livros, “SobreSãoPaulo” e “EntreVistas”, e vem acompanhado de um print especial assinado pela artista.

Imagem do livro EntreVistas

Imagem do livro EntreVistas

Uma amostra das imagens que vêm na caixa estará pelas salas da galeria: a instalação de caixas de luz intitulada “Céu”, e fotografias e objetos de Claudia, que mostram recortes poéticos das formas da metrópole e a reconstroem em múltiplos planos.

Outro destaque desta exposição é a instalação de backlights de grandes dimensões, formados por 27 imagens do céu de São Paulo. “Repensar a cidade e o papel do homem urbano é fundamental para entendermos como funcionamos. Por isso é uma honra receber essa mostra”, diz Adriano Casanova.

Imagem do livro SobreSãoPaulo

Imagem do livro SobreSãoPaulo

Serviço:

Mostra “Box Sobre São Paulo”, de Claudia Jaguaribe

Local: Casa Nova – Rua Chabad, 61 – São Paulo

Data: De 22 de março a 14 de abril de 2015

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 13h às 18h

Fone: 11 2305 2427

nacasanova.com.br 

Compartilhe:


Arte acessível

Arte a bons preços. Esta é a proposta da nova galeria virtual, a 55SP. Além do universo online, haverá exposições “reais” em espaços de arte independentes. A primeira começa esta segunda-feira, e segue aberta ao público até dia 21 de março, na Plataforma91, com obras de jovens fotógrafos, como Tavinho Costa, Jacques Dequeker e Paulo Bega, nomes consagrados internacionais – caso de Sara Pope, Kevin Cummins, Sara Hardacre, Obey, Peter Blake, Joe Webb e Maria Rivans – e nacionais (Houssein Jarouche, Gil Inoue e Gui Morelli, por exemplo).

Os valores das obras de arte à venda na nova galeria se situam na faixa entre R$1.000 e R$8.000.  “Queremos mostrar que a arte pode ser acessível, para demonstrar às pessoas o quanto é especial ter em sua parede algo que foi feito pelo artista, assinado e autorizado”, diz Julia Morelli, idealizadora da 55SP.

Obra de Allen Jones

Obra de Allen Jones

Obra de Gilbert&George

Obra de Gilbert & George

Obra de Peter Blake

Obra de Peter Blake

Obra de Sara Hardacre

Obra de Sara Hardacre

 

 

Serviço:

Lançamento da 55SP

Local: Plataforma 91 – Rua Major Diogo, 91 – São Paulo

Data: 14 de março de 2015. A exposição vai de 16 a 21 de março.

Horário: Das 11h às 18h

55spgaleria.com.br 

Compartilhe:


Uma releitura de Caravaggio

Lux et Filum

O artista italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio ficou conhecido como o mestre das luzes e das sombras (efeito chamado chiaroscuro), tornou-se um dos símbolos da arte barroca e criou uma linguagem própria: o caravaggismo. Seu legado, que perdura até hoje, inspirou a fotógrafa brasileira radicada na Itália Monica Silva a se perguntar: como Caravaggio pintaria seus quadros se estivesse vivo hoje?

O resultado deste questionamento é uma exposição que revisita a obra do artista em fotos: “Lux Et Filum”, nome que significa luz e tela em latim. As sete imagens partem dos quadros “Medusa”, “Baco”, “Os Músicos”, “São Jerônimo escritor”, “Narciso”, “Ceia de Emmaus” e “Cesta de Frutas”.

As fotografias foram produzidas em seu estúdio na Itália e convidam os espectadores a reinterpretar as obras de Caravaggio em um contexto atual, que reflete uma nova identidade para a sociedade com o auxílio do olhar de Monica. A profissional que já mostrou alguns de seus trabalhos em publicações internacionais, como Vanity Fair, El Paìs, Io Donna, Style e Flair.

“Para me inspirar em um dos maiores autores da história da arte foi necessário coragem, empreendedorismo e um forte desejo de deixar vestígios da própria existência”, conta. Dele, Monica herdou a matriz de cores, mas optou por um viés mais delicado, revelado através da luz que se expande entre os protagonistas das fotos e os tecidos.

Serviço:

Mostra Lux Et Filum, uma visão contemporânea de Caravaggio

Local: Istituto Italiano di Cultura – Av. Higienópolis, 436 – São Paulo

Data: De 18 de março a 17 de abril de 2015

Horário: De segunda a quinta das 10h às 13h e das 15h às 17h. às sextas, das 10h às 13h

luxetfilum.com 

Compartilhe: