Pela regularização da profissão

Palestra ABD

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

O Brasil tem hoje 182 escolas técnicas e faculdades de design de interiores reconhecidas pelo Ministério da Educação, que formam oito mil profissionais por ano. Mas a profissão ainda não foi regulamentada. No ano passado, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados de Brasília aprovou, finalmente, uma proposta que regulamenta a atividade.

Pois o assunto é a pauta da palestra “Design de Interiores e o Processo de Regulamentação da Profissão”, promovida pela Associação Brasileira de Designers de Interiores, em São Paulo, com o apoio do Living Design, no dia 7 de outubro. Este importante debate será ministrado por Renata Amaral, presidente da instituição, Bianka Mugnatto, vice-presidente de expansão, e Jéthero Miranda, vice-presidente acadêmico. O evento é direcionado aos associados ABD, a todos os profissionais da área, estudantes, professores e coordenadores de cursos de design de interiores. Atenção: as vagas são limitadas.

Serviço:

Palestra “Design de Interiores e o Processo de Regulamentação da Profissão”

Local: Auditório da FAAP – Rua Alagoas, 903, Portão G1 – São Paulo

Data: 7 de outubro de 2014

Horário: 19h

Fone: 11 3064-6990

Inscrições: pelo site da ABD

abd.org.br 

 

Compartilhe:


Velas com humor

Bem humorado e ousado, o estilista Sergio Kamalakian sempre deixou seu estilo bem claro nas criações de moda que clientes como o apresentador Rodrigo Faro, o jogador Neymar Jr. e o ator Jonatas Faro desfilam por aí. Campanhas fotografadas por Terry Richardson e frases polêmicas – “Who the fuck is Christian Grey” e “Maradona Maricón”, para ficar em dois exemplos – também fazem parte da história do jovem empresário de 30 anos.

velas

Pois há cerca de dois anos, Kamalakian resolveu criar a linha Home, para sua marca Sergio K, vendida online e em quatro endereços em São Paulo, com o mesmo espírito transgressor. A novidade da vez é a coleção de velas em copo de shot “Go Ahead Party Inside”, com design divertido e mensagens irreverentes, como “A festa é nossa, podemos fazer o que quisermos”. Presente ideal para dar um toque fun à sua sala.

velas 2

Serviço:

Kit Velas Shots

R$298

sergiok.com.br

Compartilhe:


Saiba como são os apartamentos dos seriados e filmes que a gente adora

O designer de interiores espanhol Iñaki Aliste Lizarralde era fã da série Frasier, em que Kelsey Grammer interpreta Dr. Frasier Crane, um psiquiatra que volta à sua cidade natal, Seattle, para apresentar um programa de rádio e volta a conviver – e entrar em conflitos – com o pai e o irmão. Há cerca de cinco anos, ele resolveu unir paixão e ofício e desenhar, como hobby, a planta baixa do apartamento que aparecia no seriado. “Uma amiga viu e pediu para que eu reproduzisse a residência de Carrie Bradshaw, protagonista de sua série favorita, ‘Sex and the City’. Mais tarde, me encomendaram o mesmo trabalho com o apartamento de ‘Friends’ e não parei mais”, conta o designer.

Apartamento de Carrie Bradshaw, de Sex and the City

A ideia de dar corpo a algo que ele apreciava na TV deu certo e hoje Iñaki já desenhou mais de 20 plantas diferentes, que incluem o seriado The Big Bang Theory e o filme Up!, por exemplo. Além da identificação imediata que suas plantas provocam nos telespectadores/fãs, seu sucesso tem outro segredo: “Normalmente projetos arquitetônicos são técnicos e frios, e muitas pessoas não conseguem entendê-los. Mas mesmo pessoas que não estão acostumadas com esquemas técnicos são capazes de entender meus desenhos porque simplifiquei os detalhes, o mobiliário, o uso da cor, da luz e das sombras, além dos detalhes e acessórios, o que facilita a compreensão”, conclui.

Apartamento de Dexter Morgan

Para produzir, o designer assiste todos os episódios disponíveis da série para identificar detalhes do cenário principal – normalmente a sala – e dos secundários, como quartos e banheiros. Cria, então, um rascunho com uma composição inicial dos ambientes da casa. Depois, ao reassistir, ajusta proporções e dimensões e, finalmente, assiste pela última vez para definir as cores dos materiais, os tecidos e demais detalhes para deixar a planta o mais realista possível. Ah, sim e todo o desenho é feito à mão, com tinta, lápis de cor e papel cartão. É pura arte em forma de projeto arquitetônico.

Apartamento de Jerry Seinfeld

Apartamento de Ellie e Carl Fredricksen, do filme Up

Apartamento de Lucy e Ricky Ricardo, de I love Lucy

Planta dos apartamentos de Friends

Apartamento de Will Truman e Grace Adler, de Will and Grace

Compartilhe:


Aprenda a fazer arranjos com Helena Lunardelli

Christian Dior adorava rosas, Coco Chanel era louca por camélias. A paixão desses dois gênios da moda não é uma coincidência. As flores são capazes de encher um ambiente de estilo, trazer personalidade para sua casa e até dar uma nova vida a uma sala meio murchinha, sabe como é?

Arranjo Vitória

Arranjo Vitória

É disso que fala o livro “Pequenos arranjos do cotidiano”, da arquiteta e paisagista Helena Lunardelli. Ela ensina a montar belos arranjos florais para ter em casa aqueles buquês e vasos lindos, que a gente vê na TV. Ela mostra como é possível melhorar um espaço e mudar o visual de um cômodo com diferentes tipos de flores e folhagens, sem esquecer dos pequenos detalhes. Uma simples garrafa, um bloco de concreto ou um tubo de ensaio podem ficar ainda mais encantadores ao serem combinados com flores e folhagens coloridas, por exemplo.

Arranjo Samovar de Beauvoir

Arranjo Samovar de Beauvoir

A obra traz ainda as ferramentas necessárias, algumas técnicas e dicas de acessórios para que qualquer pessoa possa montar seus arranjos florais e alegrar o dia. O livro, segundo a autora, não tem o objetivo de formar um profissional na área, mas estimular as pessoas para que tenham coragem de ousar, seja para decorar a casa ou o trabalho, ou ainda presentear alguém.

Arranjo Imperialmente Glorioso

Arranjo Imperialmente Glorioso

Parte da verba das vendas dos livros será revertida para o Instituto Flor Gentil, que busca, por meio de um ato gentil, usar a flor como veículo de amor e vida para levar carinho e atenção aos idosos e pessoas de baixa renda.

Arranjo Palmas Caladas

Arranjo Palmas Caladas

Capa do livro

Capa do livro

Serviço:

Livro “Pequenos arranjos do cotidiano”, de Helena Lunardelli

Editora: Senac São Paulo

Preço: R$ 135,90

editorasenacsp.com.br

 

Compartilhe:


Quando o simples é belo

A cor tem poderes transformadores. Ela é a salvação de um ambiente sem graça mesmo quando a gente não tem muito dinheiro para aquela reforma cara. Ela traz diferentes energias a qualquer casa: a milenar teoria do Feng Shui acredita, por exemplo, que o pink representa doçura, o verde traz harmonia e o amarelo, inspiração.

A designer francesa Caroline Gomez pode até não ter pensado nisso, mas que seu apartamento é uma graça, isto é. Ela vive com o marido e a filha em um edifício dos anos 30 na charmosa cidade de Bordeaux e usou as cores de forma precisa: destaca estrategicamente alguns cantos, cria pequenas surpresas e define áreas menores dentro de ambiente maiores. Tudo apenas com o uso inteligente dos tons. O décor contempla muito branco, tonalidades claras e escolhas cool de móveis e matéria-prima natural. Porque o simples é belo.

Apartamento 1

Apartamento 2

Apartamento 3

Apartamento 4

Apartamento 5

Apartamento 6

Apartamento 7

Apartamento 8

Apartamento 9

Apartamento 10

Apartamento 11

*Foto: Julien Fernandez

Compartilhe: