Faça seu próprio objeto de vidro

Design Working de Setembro

Há 20 anos criando arte em vidro e cristal, a designer Elvira Schuartz é pioneira no Brasil no ensino de sopro de vidro. Ela dará uma palestra falando sobre suas técnicas e sua história em São Paulo, no dia 25 de setembro. A experiência faz parte da programação do Design Working, promovido pela ADP (Associação de dos Designers de Produto), que tem o objetivo de promover a capacitação profissional em diversas áreas. Este ano, o tema é o vidro

O portal Living Design é parceiro do evento, que promove ainda uma visita técnica ao ateliê Espaço Zero, em que os participantes poderão participar de uma atividade de sopro de vidro, no dia 26 de setembro. Mas atenção, as inscrições vão somente até o dia 22.

Serviço:

Palestra Design em Vidro com a designer Elvira Schuartz, no Design Working

Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – São Paulo

Data: 25 de setembro de 2014

Horário: 14:00

designworking.wordpress.com

Compartilhe:


É um martelo? É um quebra-nozes?

“É como eu sempre digo: o design deve agradar a alma”, explica o designer inglês Roger Arquer. E suas peças sempre têm um quê espirituoso: dos peões de madeira em forma de cogumelo ao quebra-cabeça tridimensional composto de cabo de madeira. Some-se a este talento uma sofisticada marca de design de produtos dinamarquesa chamada Menu e pronto.

Roger aproveitou a parceria para retomar uma cara memória de sua infância: o quebra-nozes de seu tio, composto de um bowl de madeira com uma estrutura central saliente, que mantinha a noz no lugar, e um pequeno martelo de madeira que era usado para atingir a noz. “Eu adorava a performance quase teatral daquele objeto”, conta. Resolveu, então, revisitá-lo, porém simplificando seu uso e, claro, melhorando seu design.

Criou, então, o Nut Hammer, composto de um cabo semelhante ao de um martelo, uma ponta de aço inoxidável e uma espécie de capa de silicone para esta ponta. O funcionamento é simples: você retira a capa, coloca a noz dentro dela e a pressiona na ponta de aço, fechando hermeticamente. Aí é só usar o utensílio como um martelo. Clique aqui e assista ao vídeo demonstrativo.

“O mais importante do Nut Hammer é a capa de silicone. Ele tem a força e a flexibilidade necessárias para este movimento. Nenhum material cumpriria esta função tão bem”, disse com conhecimento de causa, depois de testar na ponta do martelo uma bola de tênis recortada e uma esfera de espuma. O design minimalista e o aspecto familiar do produto fazem dele, inclusive, uma peça decorativa para qualquer cozinha.

Quebra-nozes de Roger Arquer 2

Quebra-nozes de Roger Arquer 3

Quebra-nozes de Roger Arquer 4

Quebra-nozes de Roger Arquer 5

Quebra-nozes de Roger Arquer 6

Quebra-nozes de Roger Arquer 7

Quebra-nozes de Roger Arquer

Compartilhe:


Leilão de preciosidades em São Paulo

O XK 120 foi o primeiro modelo que a montadora inglesa Jaguar colocou no mercado depois da Segunda Guerra Mundial. O esportivo conversível é o sonho de consumo de qualquer aficionado por carros até hoje. E uma réplica do modelo de 1951 será leiloada aqui no Brasil. Trata-se do “Leilão de Artes e Antiguidades” promovido pela Began Antiguidades e pelo empresário Miguel Salles, que conta com um acervo de mil peças.

Réplica do Jaguar XK 120 de 1951

Réplica do Jaguar XK 120 de 1951

São mais relógios de pulso de grifes como Cartier, Rolex e Hublot, além do Jaguar e de obras do período imperial, que pertenceram a Dom Pedro. As peças ficarão expostas até o dia 22 de setembro e depois, leiloadas. Para os fãs do designer brasileiro Sérgio Rodrigues, falecido recentemente, é uma boa oportunidade de adquirir 15 móveis assinados por ele. A famosa poltrona Mole começa com o lance de R$ 5.000.

Poltrona Mole, Sergio Rodrigues

Poltrona Mole, Sérgio Rodrigues

Serviço:

Leilão de Artes e Antiguidades

Local: Maison Baccarat – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690 – São Paulo

Data: 23,24,25,29 e 30 de setembro de 2014

Horário: a partir das 21hs

Fone: 11 2769-4010

Facebook.com/MaisonBaccarat 

 

 

Compartilhe:


Dá até pena de comer

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

Que ninguém duvide: os bolos artísticos vieram para ficar. A vinda de Buddy Valastro, o cake boss do Discovery Channel, ao Brasil este ano virou comoção nacional e não nos deixa mentir. Agora, não só os chefs confeiteiros, mas também designers estão se arriscando na empreitada. É o caso do estúdio japonês Nendo, que criou um bolo de sorvete para a loja dos Champs Élysées  da marca belga Häagen-Dazs.

Vila de sorvete by Nendo 2

Trata-se de uma vila inteira comestível: as casas são de chocolate ao leite, recheadas com trufa e amêndoas caramelizadas – e a base, claro, é feita de sorvete. A temática do Natal foi escolhida porque a sobremesa deve ser vendida na confeitaria parisiense durante o inverno europeu.

Vila de sorvete by Nendo 3

“Os telhados das casas têm padronagens diferentes, e nós salpicamos os tetos e o bolo com chocolate branco em pó para lembrar neve,” explicam os designers do estúdio. Os bolos vêm em dois sabores: uma base de caramelo e amêndoa com casas de chocolate e uma base de frutas secas com casas de chocolate com aroma de frutas silvestres.

Vila de sorvete by Nendo 4

Vila de sorvete by Nendo 5

Vila de sorvete by Nendo 6

Vila de sorvete by Nendo

Compartilhe:


Um tênis com cara de poltrona

Poltrona Lounge

Poltrona Lounge

Ao olhar para este tênis, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? “É o protótipo de um calçado do futuro”, provavelmente você pensa. As folhas de madeira jacarandá aplicadas sobre uma estrutura de Goretex (tecido respirável e impermeável) só podem ser coisa do fim do século. Mas aí é que você se engana. Toda esta modernidade, obra do designer francês Ora-Ïto, é uma bela homenagem. Ele usou referências da poltrona Lounge, criada em 1956 pelo casal Charles e Ray Eames, e que é um dos maiores ícones do design de mobiliário até hoje. Os modernistas usaram compensado de madeira e linhas curvas para revisitar as clássicas poltronas “English Club” e entraram para a história.

Tênis conceito da Nike homenageia a poltrona Lounge - detalhe

Tênis conceito da Nike homenageia a poltrona Lounge 2

“A ideia era fazer um Nike Eames, como o Nike Air, mas brincando com os Eames, traduzindo a linguagem, as formas e a estética da poltrona em um tênis”, explica Ora-Ïto. Ele teve a ideia de homenagear o casal no Salão do Móvel de Milão, no começo deste ano, que instituiu 2014 como o “ano de Charles e Ray Eames”. O calçado é um protótipo, e a Nike ainda não manifestou intenção de produzi-lo, mas a gente, aqui no Living Design, torce para que isso aconteça logo.

Tênis conceito da Nike homenageia a poltrona Lounge

Compartilhe: