Escorredor de Louças Discovery

O estúdio gaúcho Bertussi Design tem em seu DNA a criatividade. “Aqui, linhas, gestos e formas transformam a matéria bruta em experiências atraentes para o consumidor final. Nossos métodos visam compatibilizar agregação de valor, simplificação produtiva e soluções inovadoras, gerando sempre produtos com custos competitivos e margens vantajosas”, explicam seus profissionais.

Com isto em mente, eles projetaram o escorredor de louças Discovery para a marca OU e estão entre os vencedores do prêmio iF Design Award 2015. Compacto, o produto otimiza espaço e conta com uma bandeja coletora, que evita que a água escorra pela bancada.

O Discovery têm cinco opções de cores, algumas delas translúcidas. Em plástico SAN, material leve e resistente, ele mede 46 x 33,5 x 10 cm.

Escorredor 2

Escorredor de Pratos

Compartilhe:


Os brasileiros do iF

No último dia 27, no BMW Welt, o museu supercool da montadora alemã BMW em Munique, o Living Design estava presente na cerimônia do iF Design Award, a convite da própria premiação, que existe de 1953 e é uma das mais importantes do cenário global. Seu júri, composto de 53 experts, provenientes de 20 países diferentes, analisa companhias tão diversas quanto Apple, Philips e Audi e, ao mesmo tempo, pequenos estúdios de design.

Divididos em cinco grandes disciplinas (produto, embalagem, comunicação, arquitetura de interiores e conceito profissional), que dão origem a 32 subcategorias, os premiados mais aguardados da noite são os que levam o Gold Award. Sobre os critérios de avaliação, que selecionaram este ano 75 projetos (visto que há alguns empates) para levar o cobiçado prêmio dourado, explica o presidente do júri, Fritz Frankler: “Queremos nos concentrar no que é realmente importante para o design, como criar produtos e interfaces fáceis de entender e intuitivos de operar, criando um DNA para os produtos e, assim, afastando a companhia que o produz da concorrência”.

E o Brasil fez bonito durante a cerimônia: os estúdios Greco Design, studio mk 27, Vetor Zero, Atelier Marko Brajovic, Pascali Semerdjian Arquitetos e Casa Rex ganharam o ouro em suas categorias. “O que vejo de DNA nos projetos brasileiros está principalmente no design gráfico e na escolha de materiais para os produtos”, disse com exclusividade ao Living Design o CEO do iF Design Award Ralph Wiegmann.

Foi ele também quem nos acompanhou na exposição que reúne parte dos produtos vencedores em Hamburgo, no norte da Alemanha. Na verdade, ao longo do ano são três mostras que destacam os campeões em uma cenografia minimalista. “Queremos que o design dos produtos brilhe, e não nossa galeria”, explicou Ralph no espaço de 1.500 metros quadrados situado em uma das áreas de reurbanização mais incríveis do planeta, a Hafen City, na região portuária da cidade.

Na parede do lado esquerdo da entrada, um texto – para inspirar quem está prestes a adentrar o ambiente – fala sobre o que deve ter um bom design. Entre as características estão “inovador, estético, torna um produto útil e compreensível, honesto e duradouro”.

Esta primeira parte da exibição “iF Award winners” vai até 31 de maio e apresenta os vencedores nas categorias Telecomunicações, Áudio & Vídeo, Escritório, Iluminação e Indústria. Em junho e outubro, acontecem as sequências com as demais categorias.

A gente te mostra agora alguns dos premiados mais bacanas de 2015. Na categoria Produto, por exemplo, destacaram-se:

A bike Aeroad, da alemã Canyon Bicycles.

1

A jaqueta Lifetech desenhada pelo estúdio inglês Seymourpowell para a coreana Kolon Industries.

2

O chuveiro Rain Make, criado pelo estúdio alemão Phoenix Design para a marca Hansgrohe, também alemã.

3

Na disciplina Embalagem o saquinho de chá Goldfish, foi desenhado pela equipe criativa da marca taiwanesa Charm Villa.

4

Na área de Comunicação, o projeto Reflecting Dresden criado para a cidade alemã pelo estúdio Scholz & Friends, do mesmo país, levou o ouro.

5

Já em Arquitetura de Interiores, o projeto do Audi Quattro Bar, na Suíça, foi o premiado. A assinatura é do estúdio de design alemão Schmidhuber.

A

Por fim, em Conceito Profissional, a premiação máxima ficou para a mão elétrica Handiii, de autoria do estúdio japonês Exiii.

7

E veja agora quem foram os brasileiros que nos encheram de orgulho:

A animação War on Drugo, do Vetor Zero, levou o ouro em Filmes e Vídeos, subdisciplina da área Comunicação.

8

A Livraria Cultura, do studio mk27, ganhou o ouro na categoria Lojas, que se enquadra em Arquitetura de Interiores.

9

Ani, luminária criada pelo estúdio Pascali Semerdjian Arquitetos recebeu o ouro em Iluminação, subdivisão de Produtos.

10

A Palíndromo#3, da Greco Design, foi a premiada em Revistas e Publicações, da área Comunicação.

11

Dentro de Tipografia (dentro da área Comunicação), o projeto Initials, da Casa Rex, teve a melhor colocação.

12

O interior da butique Camper, assinado pelo Atelier Marko Brajovic, também levou o ouro na categoria Lojas, dentro de Arquitetura de Interiores.

13

Compartilhe:


Precisão e Poesia

O designer Alfredo Häberli fala ao Living Design sobre seu processo criativo

O designer Alfredo Häberli fala ao Living Design sobre seu processo criativo

O público só verá de 14 a 19 de abril, durante o Salone del Mobile de Milão, mas a gente mostra antes. É que o Living Design foi a Munique e, no salão principal do BMW Welt, o museu da montadora alemã, viu com exclusividade a apresentação da instalação “Spheres”, criada em conjunto pela equipe de criação da companhia e o designer argentino Alfredo Häberli. O profissional recebeu o tema “precisão e poesia” e teve carta branca de Adrian van Hooydonk, chefe de design do grupo. “Este é nosso sexto projeto fora da seara automotiva porque queremos que nosso design seja relevante também em outras áreas. Então, hoje não vamos falar de carros, para a surpresa de vocês. Vamos falar de mobilidade e criatividade. Escolhemos Alfredo há um ano e falamos sobre os conceitos da marca e o que buscamos para o nosso futuro: precisão e poesia. Com este briefing, o deixamos livre para nos inspirar”, explicou Adrian.

O projeto da Instalação

O projeto da Instalação

O resultado é a instalação “Spheres”, que remete a estes conceitos, mas também aos de liberdade e luxo. Alfredo partiu da ideia do carro sem motorista para criá-la e contou para a gente seu processo criativo: “No início, pensei em um veículo que usasse o vento como fonte de energia e os primeiros modelos ficaram horrível porque foquei nisso, pareciam um tipo de barco. (risos). Depois estudei as linhas dos carros da BMW. Ao longo de seis meses estudei os conceitos de mobilidade, comunicação e conforto. Enfim, cheguei ao protótipo de uma estrutura que tem 10 metros de comprimento. Sei que é estranho, porque hoje em dia pensamos em carros menores, mas quero falar de luxo e elegância. E espero que em Milão as pessoas comuns vivam esta experiência e compreendam um pouco do que se passa nos bastidores da indústria automotiva”.

O protótipo entre os estudos de Alfredo Häberli

O protótipo entre os estudos de Alfredo Häberli

Compartilhe:


Linhas Puras

Quando se entra no Atelier Steffen Kehler, de um dos mais conhecidos novos talentos do design alemão, depois de uma viagem de cerca de meia hora a partir do centro de Munique, passa-se a entender mais profundamente o conceito de “linhas puras”. O Living Design esteve lá durante o Munich Creative Business Week e a gente ficou encantado com o que viu.

Sabe aqueles móveis que são lindos e simples? Um sofá composto de três partes em cores diferentes e intercambiáveis, mas de linhas retas e sem nada que pudesse ser considerado desnecessário, por exemplo. Ou uma estante que pode ser montada em 10 minutos graças a um sistema de encaixe esculpido na própria madeira, em que todas as saliências têm o ângulo ideal para se encaixar com um leve “tapinha” nas laterais do móvel, pois têm o que os designers chamam de “zero tolerância”: não cedem e proporcionam à peça o equilíbrio perfeito. Ou ainda uma prateleira com duas peças inteiras de madeira quadradas que, graças a um mero sulco e nada mais, se encaixam criando uma prateleira minimalista.

Estante Plug

Estante Plug

A estante Plug, que dispensa parafusos 4

A estante Plug, que dispensa parafusos 4

Pois é. Assim são as criações do designer alemão Steffen Kehler. “Meu objetivo é desenvolver peças simples, não só belas, mas também funcionais e a um preço acessível”, nos contou o designer em seu ateliê, onde apresentou estes e outros de seus projetos que levam o conceito de simplicidade elegante a um novo patamar.

O sofá de módulos intercambiáveis

O sofá de módulos intercambiáveis Set

Uma curiosidade: perguntamos o que ele gostaria de redesenhar no mundo. Sabe o que ele disse? “Os semáforos. Porque são feios e porque o processo industrial me interessa muito, e não somente o artesanal”. Será que vem coisa boa por aí?

A simplicidade das prateleiras Walf 2

A simplicidade das prateleiras Walf 

Cadeira Harlekin

Cadeira Harlekin

 

Compartilhe:


Parece Lego

Módulos de metal coloridos. Esta ideia simples e divertida da marca de metais Meccano permite uma multifuncionalidade incrível. Com 20 peças diferentes, é possível montar mesa, cadeira, escrivaninha, estante, luminária, aparador e o que mais a imaginação mandar. Parafusos e porcas cuidam do encaixe e pronto!

A linha, chamada Meccano Home, foi apresentada na feira Maison & Objet em Paris, e é pra lá de prática, permitindo montar e desmontar os móveis ao sabor do seu humor. Os módulos de metal vêm em oito cores, com acabamento em tinta resistente ao tempo, ou seja, durabilidade é outro ponto forte.

A linha é composta de 20 módulos que podem ser combinados de diferentes formas

A linha é composta de 20 módulos que podem ser combinados de diferentes formas

A cadeira pronta

A cadeira pronta

Peças compondo uma cadeira

Peças compondo uma cadeira

Ambiente de trabalho

Ambiente de trabalho

Possíveis configurações e combinações de cores da mesa Meccano Home

Possíveis configurações e combinações de cores da mesa Meccano Home

Mais uma boa ideia de configuração

Mais uma boa ideia de configuração

Outro exemplo de configuração

Outro exemplo de configuração

Os parafusos e roscas das peças multifuncionais

Os parafusos e roscas das peças multifuncionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: