Veuve Clicquot escolhe Zaha Hadid como mulher de negócios do ano

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

Zaha Hadid
Zaha Hadid

O universo da arquitetura ainda é muito masculino, tanto no Brasil quanto no exterior, sendo sempre uma surpresa positiva quando uma mulher é escolhida para representá-lo. Foi isso que aconteceu na última premiação da marca francesa de champagne, Veuve Clicquot.

O tradicional prêmio, que existe há 41 anos, e tem o intuito de incentivar o trabalho de mulheres que se destacam pelo empreendedorismo, sucesso financeiro e responsabilidade social realizou uma cerimônia na Inglaterra, no final do mês de abril. Lá a talentosa arquiteta Zaha Hadid, cujos trabalhos de design e arquitetura sempre noticiamos por aqui, foi eleita a mulher de negócios do ano.

Zaha Hadid que é iraniana, mas que mora em Londres há mais de 30 anos, disse, ao receber o troféu, que foi preciso muita perseverança e trabalho duro para ter êxito no seu ramo. Mas, que ultimamente tem ficado feliz, pois tem visto que mais mulheres também têm conseguido se destacar na arquitetura. Confira alguns trabalhos inspiradores feitos por essa poderosa figura feminina:

CMA CGM Headquarters
CMA CGM Headquarters
Eli & Edythe Art Museum
Eli & Edythe Art Museum
Galaxy Soho
Galaxy Soho
Hoxton Square

Hoxton Square

Compartilhe:


Herman Miller lança série de vídeos sobre o design

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

 

A Herman Miller é mundialmente respeitada por fechar parcerias com grandes profissionais para desenvolver peças de mobiliário, e agora a empresa resolveu abrir esse conhecimento para o grande público.

Na série Why Design, designers renomados explicam o que é design em vídeos intimistas, que mostram a visão pessoal de cada um deles. O projeto vai até dia 29 de outubro, lançando um vídeo inédito por semana.

Entre os designers que participaram está Yves Béhar, conhecido por seus projetos inovadores que exploram os limites do design e tecnologia de maneira econômica, e Don Chadwick, que explicou como uma câmera antiga o fez entrar no universo da criação.

A ideia dos vídeos nasceu do processo criativo da Herman Miller, onde antes de criar uma peça os executivos se perguntam: por que apostar em design?, e toda a série pode ser acompanhada por aqui.

Confira o vídeo lançado hoje, em que a designer turca Ayse Birsel fala sobre o projeto mais importante de todos: a vida.

Compartilhe:


Galeria expõe ícones da tapeçaria brasileira

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

Jacques Douchez

A arte moderna brasileira é muito aclamada na arquitetura, no design e nas pinturas de diversos artistas. Agora, a galeria Passado Composto Século XX, de São Paulo, vai mostrar ao público outra vertente desse movimento artístico: a tapeçaria moderna.

A mostra “Artistas da Tapeçaria Moderna: Genaro de Carvalho, Jacques Douchez e Jean Gillon”, leva ao público as criações extremamente detalhadas desses mestres. A mostra também conta com estudos, cartões modelos e vídeos que explicam o processo criativo por trás das peças.

Genaro de Carvalho

“No momento atual de retomada e revisão dos valores modernos brasileiros, o resgate da produção de tapeçaria é não apenas pertinente como necessário para o redimensionamento da complexidade da arte brasileira. As obras de Genaro, Douchez e Gillon, além do deleite visual e estético, refletem uma brasilidade sutil, afastada de clichês e folclorismos”, afirma a arquiteta Alejandra Muñoz, curadora da exposição e professora de História da Arte da Universidade Federal da Bahia.

Jean Gillon

Serviço

Exposição “Artistas da Tapeçaria Moderna: Genaro de Carvalho, Jacques Douchez e Jean Gillon”

Data: de 18 a 17 de novembro de 2012

Local: Galeria Passado Composto Século XX – Alameda Lorena, 1996, Jardins – São Paulo

Horário: de segunda a sexta, das 10 às 19h; sábado, das 10h às 15h

Fone: 11 3088-9128

www.passadocomposto.com.br

 

 

Compartilhe:


MCB recebe exposição completa de Todd Bracher

Estante e espreguiçadeira Librilounge

O Museu da Casa Brasileira está sediando a exposição “Todd Bracher – A Essência das Coisas”, a primeira do premiado norte-americano no Brasil.

Com curadoria do alemão Albrecht Bangert, a mostra exibe peças de mobiliário, utensílios de cozinha e luminárias desenvolvidas por Bracher, além de mostrar aos visitantes um pouco de seu processo criativo por meio de vídeos e painéis fotográficos. O projeto expositivo ainda conta com reproduções fotográficas de papeis de parede que remetem à atmosfera do estúdio de Bracher em Nova Iorque.

Luminárias Dome

O conceito por trás do clima intimista é mostrar como o designer interpreta o mundo. “Eu não quero ser reconhecido, lembrado ou classificado como designer – e nem como artista. Eu não gosto de títulos, eu não gosto de ser norte americano, ser estrangeiro, eu não quero ser nada. Eu quero ser um indivíduo e é sobre isto a exposição. É como uma pessoa pensa de forma individual e interpreta o mundo com arte, com design, desenhando, escrevendo música, é sobre interpretação. É isto que é definido por arte e design”, explica Bracher.

Um dos principais nomes da criação contemporânea, o designer é reconhecido por seus projetos que misturam formas simples à tecnologia de ponta e já ganhou prêmios como o Design 21 Award, concedido pela Unesco, e o I.D. Design Award.

Utensílios da linha Bracher Collection

Serviço

Exposição “Todd Bracher – A Essência das Coisas”

Data: até 21 de outubro de 2012

Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 4 inteira, R$ 2 meia. Gratuito aos domingos e feriados.

Fone: 11 3032-3727

www.mcb.org.br

www.twitter.com/mcb_org

O Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – é parceiro do Living Design para levar o melhor da arte e da arquitetura à população do nosso país. 

Compartilhe:


Visionaire lança edição com obras de Niemeyer em 3D

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

Com apenas três edições por ano, as revistas da Visionaire são desejo de consumo entre os amantes de moda e arte. Agora, fãs de arquitetura também vão querer desembolsar algumas centenas de dólares para comprar a Visionaire 62 RIO.

A edição dedicada ao Rio de Janeiro tem tiragem limitada de 2 mil exemplares e é recheada imagens tridimensionais das maravilhas cariocas feitas por fotógrafos e artistas renomados como Maurício Cattelan, Vik Muniz e Eli Sudbrack.

E para deixá-la ainda mais atraente, a editora desenvolveu, em parceria com a Paddle 8, um box especial com as obras-primas de Oscar Niemeyer. Ele tem tiragem de apenas 200 exemplares e contém dez fotografias clicadas por Vicente de Paula durante os anos 1960, que podem ser vistas em três dimensões pelo estereoscópio exclusivo que acompanha a edição.

O conjunto completo ainda vem com duas opções de capas holográficas incríveis, assinadas por Beatriz Milhazes ou pelos irmãos Campana, e pode ser comprado aqui.

Compartilhe: